MS já vendeu 41% da segunda safra de milho e preços no estado estão pressionados

MS já vendeu 41% da segunda safra de milho e preços no estado estão pressionados

A Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária do Mato Grosso do Sul) divulgou seu Boletim Semanal da Casa Rural apontando que 37% da segunda safra de milho já foi negociada no estado até a última segunda-feira (08). Este índice é sete pontos percentuais maior do que o registrado no mesmo período de 2019.

Olhando para os preços, o relatório aponta que o preço média da saca de milho no estado em junho ficou em R$ 37,91, um valor 27,93% maior do que o registrado no mesmo período do ano passado.

"As cotações seguem elevadas ante a média histórica para o cereal, mas estão pressionadas neste momento pelas expectativas com o avanço da colheita por todo o Brasil, de uma super safra americana e também acompanham as movimentações cambiais onde a moeda americana desvalorizou 8,54% desde o início de junho".

Outros dados confirmados pela entidade foram os 1,900 milhão de hectares cultivados nesta safra, 12,57% menos do que em 2019, uma produção de 8,208 milhões de toneladas contra as 12,157 do ano passado (queda de 32,48%) e produtividade estimada em 72 sacas por hectare.

"A produtividade foi impactada primeiramente pela implantação de 71% das lavouras até 13 de março, que era a melhor janela para plantio. O fator determinante para que haja essa redução de produtividade é o clima, com estiagens e irregularidades nas chuvas, pois podem prejudicar o desenvolvimento fenológico e reprodutivo da cultura".