SES espera para hoje resultados de 1,1 mil exames "exportados" ao Butantan

Amostras foram enviadas a São Paulo nesta semana a fim de desafogar o Lacen

SES espera para hoje resultados de 1,1 mil exames "exportados" ao Butantan

A SES (Secretaria de Estado de Saúde) prevê para esta sexta-feira (19) a entrega dos resultados dos 1.146 exames enviados para processamento no Instituto Butantan.

A assessoria de comunicação confirmou que a pasta ainda espera o retorno do laboratório em São Paulo (SP) com os resultados. A SES anunciou o envio das amostras na quarta-feira (17).

O Instituto Butantan, famoso por centralizar a produção de soros antiofídicos (contra picadas de cobras), coordena plataforma de laboratórios para diagnóstico da covid-19 no estado de São Paulo. A rede tem ainda, entre outros, o Instituto Adolfo Lutz, o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (Universidade de São Paulo) e o Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto.

A estratégia de enviar as amostras para São Paulo foi adotada na tentativa de desafogar o Lacen (Laboratório Central de Mato Grosso do Sul). O local consegue rodar até 600 exames por dia, segundo o titular da SES, Geraldo Resende. Boletim epidemiológico de hoje já aponta para 1.429 amostras em análise, além de 1.365 casos pendentes de encerramento pelos municípios.

De acordo com painel da secretaria, 25.531 testes para covid-19 foram realizados até agora em Mato Grosso do Sul, equivalente a taxa de 918,71 testes a cada 100 mil habitantes ou 0,9% da população do Estado, de 2,7 milhões de pessoas. Até agora, 4.666 casos foram confirmados.