MS ultrapassa os 10 mil casos da Covid-19

MS ultrapassa os 10 mil casos da Covid-19

Mato Grosso do Sul ultrapassou neste domingo (5) a marca dos 10 mil casos confirmados da Covid-19. Além das confirmações, o Estado já contabiliza 117 mortes pela doença. Os dados foram apresentados nesta manhã, pela Secretaria de Estado de Saúde (SES).

Ao todo, o Estado contabiliza 10.089 episódios, com 179 casos acrescidos nas últimas 24 horas. A Secretaria lembra que, por conta de problemas técnicos, os dados apresentados no sábado não foram contabilizados até as 19h do dia anterior e sim até a manhã de ontem, por conta disso os números de hoje podem ser menores.

Em relação aos locais desses casos, a maioria é de Campo Grande, com 58 confirmações. Dourados vem em segundo com 47 casos. Com isso, a Capital já contabiliza 3.087 episódios, sendo o município com o maior número de infectados. Ela vem seguida de Dourados, com 2.995 pessoas e de Corumbá, com 408.

O Estado também contabilizou três novos óbitos neste domingo, contabilizando 117 mortes por conta da doença. As novas mortes são de três homens, sendo um de 93 anos de Paranaíba, que tinha hipertensão, outro de Costa Rica de 75 anos, que sofria de doença renal crônica e hipertensão, e mais um caso de Campo Grande, de um homem de 92 anos com diabetes.

Dos confirmados, a maioria está recuperada, são 6.518 e, segundo o secretário de Saúde, Geraldo Resende, muitos desses casos foram assintomáticos. "Não usaram nenhum medicamento que a torto e a direto surgem aí e não há base científica nenhuma. Essas pessoas cumpriram quarentena ou foram internadas, mas que hoje estão livre para exercerem suas atividades", declarou.

Mato Grosso do Sul ainda tem 4.237 casos suspeitos da doença, sendo que 2.276 aguardam resultado do exame laboratorial – uma parte está no Laboratório Central do Estado (Lacen) e a outra no Instituto Butantan (SP). Outros 1.961 estão na base de dados dos municípios, aguardando inserção na plataforma do Ministério da Saúde.