Hemosul começa a analisar exames para desafogar o Lacen

Hemosul começa a analisar exames para desafogar o Lacen

O Hemosul de Campo Grande começou a fazer testagem laboratorial diária de 200 exames da Covid-19. A medida é em cooperação com o Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen), que está sobrecarregado com as amostras. O Hemosul não fará a coleta dentro da instituição.

"O Hemosul não fará coletas, receberá as amostras dos locais autorizados e fará a testagem. Essa parceria entre o Hemosul e o Lacen existe há anos. Já suprimos um ao outro as necessidades e neste momento da pandemia iremos contribuir para otimizar a capacidade de resultados para o teste de Covid-19", afirma a coordenadora Marli Vavas.

O Ministério da Saúde cedeu os equipamentos necessários ao Hemosul, além de doar reagentes para realizar estes testes. De acordo com o Boletim Epidemiológico da quarta-feira (8), o Lacen tem 2.892 amostras em análise. Em todo o Estado já são 11.063 casos confirmados e 134 óbitos.

Segundo o secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende, a iniciativa da Hemosul vai auxiliar o Estado para otimizar a entrega de resultados e assim proporcionar uma melhor compreensão da atual realidade da doença em Mato Grosso do Sul. "Com esse apoio da Hemosul, de segunda a segunda, poderemos ter um mapa cada vez mais real da pandemia e assim acelerar a tomada de decisões".

Doação de sangue

Os trabalhos relacionados à doação de sangue serão mantidos, ainda mais diante do baixo estoque, principalmente referente aos tipos O positivo e O negativo. Segundo o Hemosul, as amostras da Covid-19 são encaminhadas com total segurança ao laboratório e o doador não terá contato ou risco de contágio.

A instituição ainda reforça que não fara coletas dos exames e pede para que a população não se dirija à unidade para realização dos testes de diagnóstico da doença.