Mato Grosso do Sul tem seis municípios entre os 20 mais secos do Brasil

Índices ficaram abaixo de 18% nas cidades e umidade deve continuar baixa na semana

Mato Grosso do Sul tem seis municípios entre os 20 mais secos do Brasil

Entre as 20 cidades mais secas do Brasil, seis são de Mato Grosso do Sul, segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Neste domingo, índices de umidade relativa do ar ficaram abaixo de 20% nas cidades, índice considerado estado de alerta e que pode causar problemas de saúde, especialmente respiratórios.

A cidade mais seca do Estado foi Corumbá, com umidade de 14%. O tempo extremamente no município tem refletido em queimadas no Pantanal.

O município só ficou atrás de Novo Repartimento (PA) e Bom Jardim da Serra (SC), que registraram 7% e 11% de umidade, respectivamente.

Amambai também baixa umidade, de 16%, sendo o sétimo município com menor índice.

Coxim aparece em 11°, com umidade de 17%, enquanto Sonora vem 14°, também com índice de 17%, mesmo percentual de Água Clara.

A última cidade da lista é Costa Rica, onde a umidade chegou a 18%.

Tempo seco

Nesta semana, o ar quente e seco continua predominando sobre o Mato Grosso do Sul, com umidade baixa em todos os municípios, especialmente no período da tarde.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), um nível considerado aceitável de umidade deve estar acima de 30%, abaixo disso já é prejudicial à saúde.

Orientação é se manter hidratado ingerindo bastante líquidos, umidificar ambientes com uso do umidificador ou toalhas molhadas e bacias com água, e evitar exposição ao sol e exercícios físicos nas horas mais quentes.

O tempo deve mudar no fim desta semana, a partir de sexta-feira (14), quando há previsão de chuva.