Segunda safra de milho no MS teve redução de 12% na área cultiva e deve colher 32% menos do em 2019

Segunda safra de milho no MS teve redução de 12% na área cultiva e deve colher 32% menos do em 2019


José Pádua - Gerente Técnico do Sistema Famasul

Janela ideal de cultivo mais apertada e período sem chuvas impactaram nas lavouras do cereal. Apesar disso, preços médios R$ 20,00 maiores do que os da última safra devem compensar situação aos produtores do estado

A colheita da segunda safra de milho já começou em algumas partes do Mato Grosso do Sul e deve ganhar força na segunda quinzena de junho. Após alguns problemas climáticos e estiagem, principalmente na virada de abril e maio, o estado deve ter uma importante redução na produtividade do cereal.

Segundo o gerente técnico do sistema Famasul, José Pádua, a produtividade esperada para esta safra é de 70 sacas por hectare, contra 90 sacas da safra passada. Apesar da queda, o número fica dentro das médias históricas do estado, sendo que o resultado de 2019 é que foi o ponto fora da curva.

O estado registrou também redução de 12% na área cultivada neste ano, como reflexo do atraso no plantio da soja que reduziu a melhor janela de cultivo para o cereal. Com isso, a expectativa é que o Mato Grosso colha 8,208 milhões de toneladas neste ano, contra as 12,157 de 2019, redução de 32,48%.

Apesar dessas reduções, Pádua acredita que os produtores sul-mato-grossense ainda deve ter um ano positivo para o milho, auxiliados pelos altos preços de mercado. As cotações da saca neste momento são R$ 20,00 maiores do que o registrado no mesmo período de 2019, o que estimulou a venda de 40% da produção (no passado eram 30% a esta altura).